Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Política



Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 Rede RPG
 Bad Astronomy - Contra a pseudo-ciência
 Darwiniana Online




Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
 


Os bárbaros estão nos portões

Leio com preocupação sobre a participação da ministra do Meio-Ambiente Marina Silva no 3º Simpósio Criacionista da Igreja Adventista. Claro está que ela pode professar a crença que bem entender (ela é da Assembléia de Deus); mas ao ser convidada para o Simpósio na condição de Ministra de Estado, e ao declarar que não vê prejuízo em ensinar "os dois lados da questão" - ou seja, a Evolução e o Criacionismo - nas escolas, ela está perigosamente emprestando legitimidade a essa estapafúrdia idéia do Design Inteligente.

Querem os Adventistas, assim como muitos outros Evangélicos (e arriscaria dizer, católicos) que o Design Inteligente seja aceito nas escolas como uma "teoria alternativa" para explicar a diversidade de espécies no planeta. Dizem eles que a Evolução "não é uma Lei, é apenas mais uma teoria", sem saber, ou ignorando de propósito as toneladas de evidências a favor de Darwin coletadas nos últimos 150 anos. Para não dizer, o Design Inteligente não tem nada de científico: apóiam-se em falácias muito velhas, em erros conceituais grosseiros, e em um geral incompreensão do que seja biologia, geologia, termodinâmica e outras áreas. Pior, é uma tentativa velada de promover a sua versão particular de cristianismo nas escolas, muito embora o tal Designer Inteligente nunca seja explicitamente nomeado. Por tudo o que se sabe, poderia ser o Monstro de Espaguete Voador...

Os bárbaros já chegaram aos portões, minha gente. Kevin Trudeau, RR Soares, Silas Malafaia, Garotinho e Rosinha, Criacionistas; todos eles querem um pedaço do que a Revolução Científica levou 300 anos para construir. Mas no que depender de mim não passarão!

Enfim, quem quiser acompanhar a entrevista da Ministra Marina Silva na íntegra, veja este site:

http://restosdemim.blogspot.com/2008/01/ministra-marina-silva-e-o-criacionismo.html

Aqui eu destaco alguns pontos que achei mais interessantes:

Repórter Adventista: A senhora se considera criacionista?

MS: É impossível crer em Deus sem crer que Ele criou todas as coisas (...) A Fé é justamente isso, nós crermos mesmo sem entendermos (...) Acredito que Deus é o Criador de todas as coisas, que tem um Projeto, e que as coisas não acontecem por acaso. Existe um Projeto Inteligente, da Inteligência Divina que governa todas as coisas.

Repórter Adventista: Que importância a senhora atribui [ao 3o Simpósio Criacionista e Mídia], que buscam discutir alguns elementos, alguns pontos, digamos, relacionados ao conhecimento científico que também pode ser atribuído ao Criacionismo?

MS: Olha, a Ciência está presente na Bíblia como um dos dons do nosso Criador. A Ciência é a forma, nesse plano terreno, de nós buscarmos a verdade. O problema é que a verdade é um processo cumulativo. E Deus revela essa verdade em parte, em enigmas, por espelho (risos) e às vezes ela aparece um pouco distorcida. Mas acontece que no espaço de Fé a Ciência tem todo acolhimento, e eu gostaria muito que no espaço científico houvesse o acolhimento para a Fé que a Fé dá à Ciência.

RA: (...) A senhora tem filhos que estudam em colégios adventistas (...) A senhora acredita que o fato desses alunos receberem esta visão diferenciada e um pouco mais plural a respeito da origem da vida - digo 'plural' porque nessas insituições são ensinados não apenas o Criacionismo, mas também o Evolucionismo - a senhora acha um demérito, isso, ou que esses alunos estariam em desvantagem em relação aos outros?

MS: Em primeiro lugar, Ciência se faz pela multiplicidade do olhar. Mesmo que você tenha uma visão Criacionista, se você coloca claramente para as pessoas que existe uma outra visão, que é a visão do Evolucionismo, para que as pessoas tenham uma liberdade de escolha do caminho que querem seguir não vejo nenhum demérito nisso. Até porque a Bíblia diz que nós devemos olhar de tudo e reter o bem (...) Quando as pessoas têm acesso a ambas as escolhas, não se pode dizer de maneira nenhuma que estão com o conhecimento limitado. Só estão tendo as duas visões.



Escrito por Dbohr às 09h28
[] [envie esta mensagem
] []





754 dias sem TV paga

Sinto-me mal e peço para sair mais cedo do trabalho. Chego em casa, Carina trabalhando no computador. Tomo remédio e me deito para assistir um pouco de TV - aberta, porque nunca encontramos espaço no orçamento para encaixar uma TV paga, e sou totalmente contrário à popular "GatoNet". São mais ou menos 17:20 e começo a ver o que está passando...

TV Brasil, canal 2 - Aquele programa da Leda Nagle. Está entrevistando o Wagner Tiso. Até legalzinho, mas não estou com disposição pra isso agora. Passo, "com certeza".

Globo, canal 4 - Uma animação computadorizada bem tosca com dragões. Por um segundo penso tratar-se de algum remake ou seqüência ruim de "Coração de Dragão". Aparentemente, é a história de Rapunzel. Não lembrava que tinha dragões. Passo. Volto mais tarde e está passando a novelinha aborrecente que não sei por que ainda se chama Malhação se não ocorre mais numa academia de ginástica. Passo, passo, passo.

CNT ou RedeTV!, canal 6 - Desde que a TV Manchete foi extinta o canal 6 virou uma espécie de canal de aluguel. Eu nunca sei se o canal que está lá é a RedeTV! ou a CNT. Só sei que é ruim. Naquele momento, tem o missionário RR Soares anunciando a sua própria operadora de TV a cabo, por um preço especial para os fiéis. Deve ser a prova do Malteísmo. Passo, mas volto a ele mais tarde para tentar ouvir a pregação do homem entre um merchandising e outro de seus livros e cd's e TV a cabo. Acho estranho quando ele inicia uma oração para os telespectadores em casa e pede para todos fecharem os olhos. A menina de LIBRAS em seu quadradinho na tela também fecha, mas continua fazendo os sinais. Me pergunto se os pobres surdinhos vão poder acompanhar as palavras do missionário se fecharem os olhos para orar. Desisto de tentar acompanhar a mensagem do RR Soares quando ele orienta seus fiéis a saírem do templo e visitarem o shopping novo, "em nome de Jesus". Em nome de Jesus, levanta-te e passa!

TV Bandeirantes, canal 7 - Fico zapeando várias vezes e passo pela Band tentando descobrir o que está passando. Por um momento penso que é um daqueles intermináveis programas de telemarketing. Então encontro a real programação do horário - Márcia. Uma Jerry Springer dos pobres. A atração era um cidadão cinqüentenário que insistia em se vestir de bermudão, camiseta e boné. Me pergunto se o telemarketing não é melhor. Passo.

CNT ou RedeTV!, canal 9 - Nunca seii qual é qual, só que ambos são igualmente ruins. Neste aqui tem aquela farsa do Kevin Trudeau apregoando seu livro "Curas naturais que 'eles' não querem que você saiba". 'Eles' sendo a malévola indústria farmacêutica. Bom, não que eu ache que a indústria farmacêutica seja composta por gente dedicada ao bem estar da Humanidade. Mas Trudeau é um charlatão, afirmando que existem curas naturais conhecidas (por quem?) comprovadas (quando?) para o câncer, asma e um monte de outras doenças. Como um sujeito desses não está preso eu não sei. E o que diabos este livro faz anunciado livremente na TV? Passo.

SBT, canal 11 - Um professor de Biologia do colégio (lá se vão tantos anos!) chamava o SBT de canal do cocô. Está passando uma novela importada, "Maria do Bairro". Meu professor tem razão, ainda. Passo.

Record, canal 13 - Sinal muito ruim, fica fora do ar a maior parte do tempo. Quando consigo ver alguma coisa, percebo que é uma reportagem sobre animais abandonados. Hmmm, passo.

Porteiro eletrônico, canal 17 - A câmera do portão do meu prédio. Ironicamente não é melhor nem pior do que o resto da programação. Óbvio que não estou falando sério, caso não tenham reparado.

São 17:50 agora. Desligo a TV, sintonizo a rádio MEC e vou ler um livro. Lembre-se desse relato da próxima vez que você reclamar da qualidade da TV paga. Ou por outra, reclame, mas considere cancelar a assinatura quando fatalmente suas reclamações forem ignoradas e seguir o meu exemplo.



Escrito por Dbohr às 07h57
[] [envie esta mensagem
] []





Quase lá...

Falta tão pouco agora que quase não consigo acreditar. Acabo de saber que passei em Física Nuclear, com isso cumprindo a "última" cadeira eletiva que faltava para a integralização curricular. Entre aspas por dois motivos: falta defender a Monografia (agora sendo revisada) e, principalmente, porque eu tinha cumprido todas as eletivas. Mas o computador da UERJ, sei lá por que cargas d'água, sumiu com a cadeira eletiva de Relatividade Restrita que fiz tempos atrás. O curioso é que ele deixou Relatividade Geral, cujo pré-requisito é a Restrita. Infelizmente, qualquer processo de análise disso é tão moroso que resolvi simplesmente cursar mais uma eletiva.

A beleza da coisa é que a professora das duas Relatividades estará na banca da Monografia.

 



Escrito por Dbohr às 19h17
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]